DICAS PARA LAVAR SEU CARRO CORRETAMENTE

Manter o carro sempre limpo não é um tarefa muito fácil, pois quem usa o veículo no dia-a-dia acaba enfrentando muitos efeitos do tempo e más condições das vias. Além de deixar mais bonito, manter o carro sempre limpo evita que a sujeira acumulada cause pequenos riscos e manchas. E quem não gosta de ver o seu carro limpo e com cara de carro novo, não é mesmo? Existe duas alternativas para esse problema: terceirizar essa limpeza ou fazer por conta própria. No primeiro caso, é provável que haja um investimento financeiro para isso e quem quer e/ou precisa economizar com essa tarefa, pode tentar fazer com as próprias mãos. Porém, para isso deve-se atentar para algumas dicas a fim de evitar que uma economia gere outra despesa, pois se não cuidar da lavagem do veículo pode ter problemas com riscos e manchas na pintura e ter de levar seu carro para um especialista efetuar o polimento para corrigir a pintura.

Tome os cuidados a seguir para manter o carro sempre limpo e não ter dores de cabeça no futuro.

Materiais a serem utilizados:

  • 3 Baldes
  • Esponja simples
  • Luva de microfibra
  • Escova
  • Shampoo automotivo neutro
  • Mangueira simples ou lavadora de alta pressão
  • Toalhas de microfibra

Principais cuidados:

Não utilize detergente para lavar o carro, pois os raios solares em contato com o detergente pode causar manchas, principalmente nas áreas com borrachas, além de diminuir o brilho da pintura. Utilize sempre o shampoo especial para carros.

Todo o processo de lavação do carro deve ser feito na sombra com a superfície da lataria fria, pois se o sabão secar antes de efetuar o enxague poderá ocorrer manchas na pintura.

Regra dos três baldes:

Para uma lavagem correta do seu carro, você precisará utilizar três baldes da seguinte forma:

– um deles deverá conter água com shampoo e será usado apenas para a limpeza das rodas e caixa de roda, lembrando que a esponja e escova somente serão usadas nessa fase.

– Os outros dois baldes serão utilizados para lavar as demais partes do carro, sendo que um deles deverá ter água com shampoo e o outro apenas água. Isso porque você utilizará a luva de microfibra para molhar no balde com shampoo e passar no carro, e antes de voltar a molhar no balde com shampoo, deverá enxaguar a luva no balde com água para tirar o acúmulo de sujeiras da luva e evitar que venha a ocorrer riscos na pintura.

Sequência de trabalho:

  1. A primeira etapa da lavação é realizar uma “pré-lavagem” com apenas água, usando uma mangueira simples ou a lavadora de alta pressão, para tirar o máximo de sujeiras superficiais que for possível.
  2. Após o enxague inicial, deve se iniciar a limpeza das rodas e caixa de roda, pois são áreas mais sujas e limpando-as primeiro evitará que suje outras partes depois de limpas.
  3. Em seguida inicia a limpeza das demais partes do carro, seguindo a ordem de cima para baixo, sendo primeiro o teto, em seguida as laterais e por fim as partes baixas.

Atenção! Utilize sempre movimentos retos na hora de passar o shampoo com a luva de microfibra, evite movimentos circulares, pois são eles que causam os famosos efeitos teia de aranha

Secagem:

Utilize as toalhas de microfibra para secagem do carro. O ideal é ter várias toalhas de microfibra para essa etapa. Deixa a toalha absorver o excesso de água e depois passe de leve em cima da lataria. Vá trocando de toalha assim que estiver muito encharcada de água.

Proteção:

Após a lavagem é interessante passar uma cera para proteger a pintura e manter limpo por mais tempo. Pode ser tanto cera líquida, quanto pastosa. As indicações de uso da cera sempre estão descritas nas embalagens.

Lave o carro regularmente para sempre manter limpo e aumentar a vida útil da pintura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *